quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

“Sê Voluntário! Faz a diferença”

O ano de 2011 é o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que promovam uma Cidadania Activa, por decisão do Conselho da União Europeia.
O objectivo geral do Ano Europeu é o de incentivar e apoiar, no sentido de criar condições na sociedade civil propicias ao voluntariado e aumentar a visibilidade das suas actividades.
Passa pela necessidade de sensibilizar as pessoas para o valor e importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica e actividade que contribui para o bem-estar das pessoas, o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a coesão social e económica, accionando ainda valores como a solidariedade e a não-discriminação.
Segundo a Decisão do Conselho da União Europeia, a expressão “Actividades de Voluntariado” refere-se a todos os de actividade voluntária, formais, não formais ou informais, realizadas por vontade própria do interessado, por sua livre escolha e motivação e sem fins lucrativos.
Ao desenvolver voluntariado, beneficia o voluntario a nível individual, as comunidades e a sociedade como um todo, sendo amplamente reconhecido o importante contributo para o desenvolvimento da solidariedade social.
Numa sociedade em que todos reconhecemos a perda de princípios e valores que até então referenciavam e norteavam um povo, uma nação, este ano europeu vem, sem dúvida, realçar a necessidade de promover a cidadania activa, elemento chave do reforço da coesão.
Próximo de nós vários são os exemplos, no nosso dia-a-dia, de actividades de voluntariado, que enriquecem a nossa comunidade, mas que muitas vezes não os referenciamos como tal.
As instituições Particulares de Solidariedade, sem fins lucrativos, são um bom exemplo de promoção do voluntariado, quer através dos seus órgãos sócias, constituídos por pessoas que de uma forma voluntária se dedicam e entregam, sem fins lucrativos, a uma causa em prol da comunidade, quer pela promoção e desenvolvimento de acções que concorrem para o mesmo fim.
As actividades de voluntariado não substituem as oportunidades de emprego profissional pago mas acrescentam, sem dúvida, valor à sociedade.
Maria Cândida Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário